Imagem capa - Vou te ajudar a contratar o fotógrafo dos seus sonhos, acredite! por Adriano Cardozo Photographer
Dicas

Vou te ajudar a contratar o fotógrafo dos seus sonhos, acredite!

Oi amiga, tudo bem por aí?

Hoje vou escrever sobre como conseguir contratar o fotógrafo dos seus sonhos, mesmo com uma verba mais baixa.

E até antes de entrar no assunto o essencial é você saber que nesse momento de contratar um fotógrafo, o importante é você se assegurar se ele tem a data livre para seu casamento. Depois, quem sabe, vocês poderão negociar melhor o orçamento.

Sei que existem muitas dicas boas publicadas por aí de como contratar um bom fotógrafo para o seu casamento, mas o que eles não falam é do lado mais humano desses profissionais. Muito se fala de contrato, técnica, dicas; e isso também é muito importante. Mas, lembre-se, você está contratando uma pessoa e não um produto.  

Em casamentos, não há espaço para arrependimentos, vocês têm que acertar de primeira. Só há dois sentimentos depois do casamento na contratação de um fotógrafo: ou vocês ficarão felizes para sempre ou frustrados por uma eternidade, e não queremos isso não é mesmo?

Eu vou te dar alguns conselhos para não cair nos mesmos erros que muitas noivas já caíram e para conseguir contratar o fotógrafo que você realmente quer. E isso levando em conta as suas preferências, seu orçamento e o que você sempre sonhou para seu casamento, dá um trabalho danado, mas acredite, dê atenção a esse fornecedor, é através dele que você terá todas as lembranças do seu sonhado dia.


noiva girando o vestido em campo de folhas


Entenda quem é o fotógrafo: cultura, postura, caráter
Você pode até não acreditar, mas muitas noivas não pesquisam muito sobre os fotógrafos e somente seguem indicações de cerimonialistas ou amigas. É óbvio que estas indicações são muito importantes, mas não podem ser definitivas na escolha do fotógrafo do seu casamento.

Já passei por muitos casos de noivas que vieram a mim com poucas semanas do casamento. Elas não estavam se sentindo seguras sobre os fotógrafos que haviam contratado. Aí me contrataram. Rescindiram o contrato com o antigo fotógrafo, pagaram multa e aí sim, tiveram o fotógrafo oficial do casamento, que combinava com a postura que elas queriam para o dia do casamento: um profissional alto astral e comprometido e não uma compra por impulso.

Apesar de, no final ter dado tudo certo, elas poderiam ter evitado passar por isso. Pense: mesmo que seja sua melhor amiga, ela pode ter gostos e preferências diferentes das suas e do seu companheiro. Afinal, você e seu fotógrafo precisam ter culturas parecidas para que ele saiba o que é o mais relevante dentro do seu coração.

Tenha conexão
Você, como noiva, precisa sentir aquela conexão com o fotógrafo. Aquele brilho no olhar, sabe? Tipo o coração batendo mais forte pelo vestido que você escolheu para o seu grande dia… Tem que haver esse sentimento, e já digo de cara que não tem como ter essa conexão sem uma reunião, isso é muito importante, verá mais no texto a seguir.

Você já deve ter ouvido aquele ditado: "pessoas compram pessoas". E isso é muito verdade. Porque a gente não vende apenas fotografia. Oferecemos serviços, experiências, heranças. A fotografia tem um valor que é muito mais do que somente o preço, pois não temos como avaliar da mesma maneira como avaliamos um produto.

E acreditem: segundo pesquisas com milhares de noivas esse é um dos maiores arrependimentos na contratação de um fornecedor em casamentos. Justamente o fotógrafo! Aquele que vai deixar um legado para a sua família. É ele que vai contar o início da sua história e também retratar todo o investimento de tempo e dinheiro que vocês fizeram no casamento. Então, invista bem nesse momento, e acerte na sua escolha.

Veja a técnica, criatividade e consistência 
Você já deve seguir algumas pessoas, talvez ter sua pasta no Pinterest com suas inspirações... Eu, por exemplo, tenho um estilo artístico/criativo, que mistura os estilos tradicional e fotojornalístico. Eu foco na arte e na estética, com uma pegada mais descontraída e ousada. Mas também faço as fotos posadas com sua família, padrinhos e avós, porque essas fotos são muito importantes pra mim e pra você.

A fotografia é imersa em criatividade e existem muitas vertentes. Entenda bem o que você quer, o que gosta para escolher bem o seu fotógrafo. Uma coisa muito importante e que às vezes as noivas não sabem é de ver a consistência de um trabalho, ou seja, de um trabalho que é bonito completo desde o making of até a cerimônia e a festa e não apenas algumas fotos.

CONHEÇA MEU TRABALHO:  Quem é o fotógrafo Adriano Cardozo

Escolha com o coração

No casamento tudo precisa ser feito com sentimento. Afinal é o dia mais importante da união de vocês e desse dia que vocês vão lembrar para sempre. Por isso, quando estiver procurando pelos fornecedores não contrate se não sentir aquela conexão, é o tal brilho no olhar. A gente sabe que existem listas prontas de fotógrafos ou até mesmo as indicações. Mas ao ver essas listas, primeiramente veja se o seu coração bate forte. Converse com o fotógrafo, pois é ele o artista da arte que ficará para sempre como lembrança do seu casamento.

Antes de pedir o orçamento, veja o trabalho, entre no site, pergunte sobre esse profissional para quem já teve seu casamento registrado por ele. Assim você vai ver a técnica, a linguagem, a índole e o caráter dele.

Selecione os favoritos
Se você realmente fez uma lista, selecione somente os 4 ou 3 favoritos. Algumas noivas mandam e-mails para tantos fornecedores que ficam um pouco perdidas nesse início, buscando primeiro apenas pelo preço e depois que eles são avaliados, bom, tinha que ser ao contrário, busque primeiro os fotógrafos que você goste, pelo estilo ou pela técnica, e depois peça orçamento pra ele, vai economizar muito o seu tempo na busca. Talvez você nem precise passar por isso tudo.

Fazendo essa seleção, você já poupa muito do seu tempo. Veja aqueles que chamam mais sua atenção. Aqueles que você consegue enxergar seu casamento acontecendo, sabe? Que talvez ciscou uma lágrima, que você conversou com o fotógrafo ou viu um pouco do jeito dele e, você se sentiu à vontade. É essa a vibe… Sentir uma pessoa que vai acompanhar você no casamento, registrando os momentos do início da sua família.


ensaio pré-wedding de noivos noivos em festa de casamento


Atendimento é tudo
As noivas estão com a cabeça a mil e precisam de alguém que esteja ao lado delas. Um bom relacionamento começa com um bom atendimento. Tudo precisa ser muito transparente e personalizado para a noiva, desde o pedido do orçamento (como o modelo que coloco aqui embaixo, até as fotos, porque é dessa maneira que esse momento único vai receber a atenção que merece.

Outro ponto muito bacana dessa relação de fotógrafo com noivas é de o profissional estar a disposição, de responder logo o e-mail ou o WhatsApp. A gente sente logo uma conexão maior quando conversa, tira dúvida, troca uma ideia…

Eu já tive casos de noivas que vieram até mim me agradecendo muito pela resposta com agilidade. É muito comum eu ouvir isso: “Caramba Dri, obrigada pela rapidez. Pelo esclarecimento, eu não tenho nenhuma dúvida. Eu mandei orçamento para outros profissionais e não obtive resposta até agora". E elas acabam se questionando: "se está acontecendo isso agora, quem dirá no dia do casamento?”.

Se concentre no essencial quando pedir o orçamento
Uma coisa que as noivas não sabem é que os profissionais podem estar abertos e serem flexíveis nos preços. Talvez eles possam negociar, quem sabe aumentar os prazos de pagamento, para mais meses parcelando mais vezes.  Uma dica é de programar-se! Peça orçamento no momento certo. De início, peça somente o essencial, para você entender o orçamento e para reservar a data.

Neste momento o que é realmente necessário: fotografia do casamento e filmagem. Assim, você consegue reservar a data do casamento. O ensaio Pré-wedding, o Trash the Dress podem ser contratados em outro momento e talvez até ser dado como um presente de algum convidado ou madrinha. Se você fizer esse planejamento em etapas, garante a data com o profissional que escolheu.

Já o Álbum de Casamento, também não precisa ser uma preocupação de agora, ele pode ser contratado depois, não se preocupe. Se concentre nas despesas desse momento. Depois do casamento, quando ja recebeu as fotos, você poderá escolher o álbum do seus sonhos e terá outras condições de pagamento. Veja a linha de álbuns que fazemos aqui.

É normal chegar pedido de orçamento assim: Gostaria de saber o preços do making of, cerimonia, festa, vídeo, ensaio pré-casamento, ensaio pós casamento e opções de álbuns.  Você acha que uma noiva está priorizando o que realmente ela precisa naquele momento? É claro que a maioria não vai conseguir pagar por isso tudo nesse momento do planejamento. Por isso, opta por profissionais mais baratos e não o que realmente elas gostariam.  


noivo beijando mão da noiva em igreja noivos em londres



Saiba como pedir um orçamento
Agora sim, que é hora de pedir um orçamento. Infelizmente muitas noivas não reservam um tempo para pedir um orçamento legal. Lembra daqueles 3 profissionais que você curtiu muito? Então, agora sim mande um e-mail ou ligue direto pra ele, melhor né, não queremos conexão? então, nada melhor do que ouvir uma voz do outro lado :)

E saiba como pedir o orçamento de fotografia e vídeo! Dê mais informações para os profissionais, assim eles podem te dar um orçamento mais real, dependendo do que você precisa. Cada profissional cobra de uma maneira diferente, uns pela quantidade de pessoas na equipe, outros pela logística do casamento, pelo tempo de duração e por aí vai. Imagina, com tantas variáveis assim, e você só pede: Gostaria de orçamento de foto para o meu casamento, muitas vezes nem colocando a própria data, E acredite: você pode se surpreender, porque é nessa hora que seu orçamento pode até ser menor do que você havia imaginado, se der as informações corretas. Isso porque algumas coisas variam muito nos custos de um fotógrafo.

Vamos ver o primeiro exemplo:
Olá, fotógrafo Fulano de Tal. Solicito mais informações para casamento no sábado. Grata, Ana. 

A noiva aqui foi objetiva, mas faltou informações… Fica um pouco mais difícil dar uma resposta legal, com um orçamento adequado. Cada casamento é muito particular e tem alguns itens que podem diferenciar o orçamento, num todo. Surgem dúvidas como: Local: se é longe ou na mesma cidade? Onde será a cerimônia e a festa. Quantas pessoas na equipe o fotógrafo precisa enviar? Só um fotógrafo dá conta? Quantas pessoas serão convidadas?

Você precisa contar a história do casamento para o fotógrafo entender a sua história.

Vamos ao exemplo correto para o pedido de orçamento para o seu casamento:

Olá, fotógrafo Fulano de Tal, tudo bem? 


Me chamo Ana Maria, virei noiva e vamos nos casar!!! Estamos muito felizes com esse momento em nossas vidas e sabemos da importância de um belo registro, por isso estamos aqui. Gostei muito das suas fotos, e gostaríamos primeiro, de saber de você tem disponibilidade para a nossa data, que será no dia 00/00/0000. Nosso casamento será com uma pegada mais informal, ao ar livre. Se Deus quiser, com o por-do-sol ao fundo da cerimônia.  Iremos convidar entre 150 e 180 pessoas, ainda estamos fechando os convidados, mas não passará disso. A cerimônia e a festa serão no mesmo local, na casa de festas “tal”, e me arrumarei em um hotel próximo ao local. Gostaria de ver a sua disponibilidade, e se possível, um orçamento incluindo o making of da noiva, a cerimônia e a festa. A cerimonia será breve, começará às 17h, e será realizada por amigos, em média 40min e a festa terá início às 18h, com término previsto para às 00h.

Se faltar alguma informação, estou à disposição. Muito obrigada, no aguardo, noiva mais ansiosa da terra!

Ana Maria e Glauco!

Poxa, aí sim temos condições de responder com um orçamento bacana. A noiva perde 5 minutos escrevendo o e-mail, mas ganha na qualidade da informação e até o orçamento mais em conta, pois já está tudo ali e fica fácil pra nós, colocar todos os custos de logística de uma maneira correta. 


> Se quiser, pode copiar esse modelo aí em cima para enviar para seus selecionados ;)


Sem contar que, pra muitos, o casamento é sazonal, ou seja, tem meses que tem mais casamentos e outros que tem menos, igual a temporada alta de férias, que é em Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Julho. Pousadas nessa época do ano são muito mais caras. Com casamentos não é diferente, pra mim, os meses que fecham mais rápidos, em ordem de fechamento são: Outubro, Setembro, Novembro, Maio, Junho, Abril, Julho, Dezembro, Agosto, Janeiro, Fevereiro e Março. O que isso significa? Que Outubro, Setembro e Novembro são os meses mais concorridos, os preços não são maiores, mas você tem que correr pra garantir logo a sua data com alguém que você queira, afinal, no meu caso, só faço um casamento por dia!  


Outra dica bacana é: Sábado é um dia nobre, a maioria das pessoas quer casar em um sábado, então, esse dia é muito concorrido, não só para fotógrafos como para as casas de festas e todos os fornecedores de casamentos. Se você não faz questão de casar no sábado, terá um belo desconto. Na sexta ou no domingo, alguns fornecedores dão descontos para esses dias e você pode economizar uma boa grana se planejando. Inclusive eu, dou um belo desconto para esses dias.


noivos em castelo com festa de arrozcasal de noivos no por do sol


Marque uma reunião
Agora você já tem os pré-selecionados que curtiu. Já sabe um pouco mais do trabalho deles. Marque uma reunião e os encontre pessoalmente. É tão bom ter essa conexão, o tal olho no olho!  Vá aberta para ouvir e ver, com os sentidos aguçados, focando nos possíveis resultados que esse fotógrafo irá trazer na entrega das imagens, depois do casamento. Você poderá sentir a textura dos álbuns e se ele tiver filmagem, também deixe-se envolver com os filmes.

Prazos de entrega
Tenha certeza, minha amiga, dos prazos de entrega das fotos e dos álbuns. Infelizmente, já conheci pessoas que casaram há mais de 6 meses e ainda estão sem suas fotografias do casamento. Claro que para isso também há o contrato, mas mesmo assim, reforce esse ponto com seu fotógrafo.

Veja aqui o meu prazo: Prazo e entrega das imagens do casamento: Fotos em 5 dias!


ensaio pré-wedding em praia com carro ensaio pré-wedding noivos em campo


E para terminar, se eu fosse noiva também perguntaria ao fotógrafo durante a reunião:


- Faz mais de um evento por dia?
- Trabalha sozinho ou em equipe?
- Se algo acontecer, tem substituto?
- Vai para outra cidade fotografar?
- A edição das fotos é feita por você?

Última dica valiosa: Lembre-se: na fotografia vocês têm apenas uma chance para acertar, por isso deem atenção a cada um dos fornecedores escolhidos para esse dia tão especial.


fotógrafo adriano cardozo RJ

Eu espero que essas dicas ajudem você e, quem sabe, até suas amigas e familiares.
Escolha pelo coração!

Se tiver alguma dúvida que eu possa ajudar, conte comigo!

Esse aí do lado sou eu fazendo o que mais amo: fotografando e espalhando energia boa!


Solicite um orçamento para a Fotografia do seu Casamento. Ou entre em contato já pelo What's App.

Adriano Cardozo
Fotógrafo de Casamento
Rio de Janeiro - RJ