Imagem capa - 5 casamentos completos: fotos do making, cerimônia e festa  por Adriano Cardozo Photographer
Dicas

5 casamentos completos: fotos do making, cerimônia e festa


Olá, voltei, e com um assunto inédito!

Hoje eu vou abrir meu trabalho e o meu coração para você ver como tudo flui em um casamento, desde o início, no making of, a cerimônia até o final da festa. Mostrarei 5 casamentos incríveis que eu fiz, totalmente diferenciados e muito lindos. Assim, você vai conseguir ver a consistência do meu trabalho e ver como os clientes recebem as suas fotos e o que recebem.

Mas, o que é consistência? Na fotografia, esta é uma qualidade que traz uma linguagem única para todo o trabalho. No casamento, isso é muito importante porque o evento é feito de momentos distintos e únicos. E cada casamento tem sua própria história. É necessário que o trabalho todo tenha a mesma linguagem e que comunique o mais importante para você e sua família: a história linda do seu casamento e uma narrativa fantástica.

Por isso, eu vou te dar um conselho: é fundamental que antes de contratar o fotógrafo do seu casamento, você considere algumas coisas. Eu já falei um pouco nesse post sobre como contratar o fotógrafo dos sonhos, com várias dicas que podem ajudar você a ver com mais clareza esse processo, inclusive a como pedir orçamentos para fotógrafos de casamento e ainda como economizar com apenas o pedido.  

Se você já está procurando pelo serviço de fotografia, quando for marcar a reunião com o fotógrafo, lembre-se de pedir ao profissional para que mostre um casamento completo pra você.

Por que é importante ver um trabalho completo?
Não adianta você ver somente uma fotografia postada no Instagram ou no Facebook ou algumas poucas no site para ter a noção completa do trabalho. Para ver se o fotógrafo tem o mesmo ritmo durante todo o trabalho, é necessário ver todas as fotos do casamento. Assim, você consegue se imaginar também nesse dia e ver se ele, o profissional, é capaz de registrar tudo como você sempre sonhou. Vê se a linguagem é a mesma, assim como a forma de retratar as pessoas, de dirigir os casais e de lidar com as situações, acredite, que são muitas.

Algumas coisas mudam muito de um casamento para o outro, tudo depende da história que está rolando, do que está acontecendo. São 10h, 12h de imersão total!

Aqui você pode ver o trabalho completo de 5 casais muito especiais que eu fotografei. Três deles têm já as histórias contadas no meu site e dois deles ainda são inéditos!!




CASAMENTO Nayara e Caio - acesse o casamento completo 
Um daqueles dias que você quer voltar para reviver! Uma festa de tirar o fôlego, uma cerimônia com um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro ao fundo. Uma decoração impecável. A cerimônia e a festa foram no Zéfiro, em Niterói e o making of foi no hotel Mercure. Nayara e Caio estavam deslumbrantes, como esquentaram a pista de dança, casamento bom é com pista cheia, pra dar trabalho pra gente. Foi um casamento perfeito, do making ao final de festa, confira. Veja no site o post sobre eles.


CASAMENTO Rebecca e Miguel - acesse o casamento completo
Um casamento clean, mais intimista, com poucos convidados. Inclusive o vestido da Rebecca foi escolhido com esse conceito - que foi bem rústico. O making of foi no Don Pascual e a logística era a melhor possível (apenas a 10 min do local da cerimônia). Em um casamento há muitos imprevistos, um deles foi o tempo: Becca e Miguel queriam o casamento no jardim do Espaço Coliseu, a céu aberto. Mas estava chovendo o dia todo e a previsão era de não parar. Então a cerimônia foi realizada do lado de dentro, num tom mais intimista e acolhedor. Casamento lindo, olha a alegria deles, em um dos casamentos com os votos mais emocionantes que já vi! Veja no site o post sobre eles. Aqui você vê o vídeo desse casamento.


CASAMENTO Bruna e Jean - acesse o casamento completo 
Um casamento clássico incrível! Com cerimônia e festa no Vale dos Sonhos, onde fotografei pela primeira vez. Teve chuva, é verdade, então a cerimônia não foi do lado de fora, do jeito que a Bruna queria. Mas olha esse local da cerimônia e me diga que não estava mega lindo?! Nem digo que essa festa teve 7 horas de duração, com duas bandas tocando e a galera não saía da pista. Isso sim é maravilhoso! Veja no site o post sobre eles.


CASAMENTO Pamela e Roberto - acesse o casamento completo 
Uouuuuu, que família maravilhosa, como curti passar um tempo com elas durante o making of todo e foi aquele making que não tinha o que falar, deu tudo muito certo. O ponto alto aqui foram essas fotos lindas que fiz com a Pamela. A maquiadora entregou ela antes do nosso cronograma, estávamos ansiosos e em um hotel lindo, o Hilton, e claro que saímos para aproveitar, está aí umas fotos da noiva que curto muito fazer, mas muitas noivas não tem tempo para essas fotos, que pra mim, são muito importantes. É só se planejar.


CASAMENTO Thyana e Lupa - acesse o casamento completo

E quem disse que making of em casa não fica bom? Conheci a Thyana e o Lupa no dia do casamento, e já me apaixonei pelos dois. Sabe aquele casal que eu gostaria ter conhecido desde infância? São eles. O bom de se arrumar em casa é que é tudo muito pessoal e íntimo, muitas coisinhas que remetem a lembranças estão ali, na nossa frente, é só criar um link com as coisas do casamento e pronto! Temos fotos com sentimento. Detalhes que haviam passado por despercebido para os noivos que voltaram a tona. Vejam as fotos para entenderem do que estou falando e que cerimônia linda, e festa super, mas super animada. 


No trabalho completo, você consegue visualizar e viajar junto na história do casal (e quem sabe até já ver um pouco do seu dia acontecendo). Eu aposto que você já está vendo um pouco do que fizemos nesses casamentos lindos que estão aí acima. Foi realmente muito incrível fotografar cada um deles.

Mas quero te dar mais um conselho. Quando você estiver analisando a consistência do trabalho do fotógrafo, durante a reunião, analise 3 aspectos: o making of, a cerimônia e a festa:




Making of
É o início do seu casamento. Vocês e sua família podem passar algumas horas juntos, se preparando, se arrumando. Aqui vão ter aquelas fotos com a mãe, com as madrinhas - que são mais descontraídas. Mas também tem um espaço muito especial para as fotos mais posadas. Eu sempre chego antes da noiva e fico bem à vontade para limpar a cena, se eu achar necessário, como tirar um quadro, uma bolsa ou algum outro item que eu perceber que pode tirar a atenção da noiva. O making of costuma ser bem corrido, o que é uma pena, porque é um momento que podemos retratar a noiva de uma forma belíssima. É um momento que posso ser bastante criativo, criando situações que valorizam a noiva e quem mais estiver junto.

Uma dica valiosa aqui é de você se programar para ter mais tempo. Às vezes, as noivas ficam longas horas se arrumando, com make e cabelo, em média de 3h a 4 h, mas reservam poucas horas ou minutos para a fotografia, em média 20 min. Produza com mais tempo essas fotos! Você já vai estar pronta, aguardando o momento da cerimônia, então não deixe de ter seus bons retratos por ter pouco tempo. Se planeje para este momento e garanta suas fotografias! Converse com o seu fotógrafo e peça a ela um cronograma desse dia, eu sempre faço com as minhas noivas. Ah, e considere também o tempo de logística e deslocamento até o local da cerimônia.




Cerimônia
A cerimônia é o momento mais emocionante. Aqui vou registrar como foi a cerimônia, desde o cortejo até a saída. É importante lembrar de fazer algumas fotos posadas, se tiveram igreja, porque elas vão ser um registro que você vai gostar de ter com sua família, padrinhos e amigos. É nesse momento que você vai ver a consistência do trabalho, especialmente em relação à luz, ângulos, etc. Vai perceber se as escolhas que o fotógrafo faz são boas e verá também o trabalho da equipe dele. E note que mesmo em igrejas ou espaços que já foram realizados dezenas de casamentos, as histórias nunca se repetem, são únicas sempre.

Festa
Eu fico até o final da festa e é muito legal, energia boa! Mas antes da festa em si, a gente captura os momentos desde a chegada dos noivos, as fotos do casal, a dança… Algumas noivas me perguntam sobre as fotos com alguns convidados especiais e sim, é muito importante reservar alguns minutos da sua festa para essas fotografias. Afinal, não é sempre que você vai ter seus convidados reunidos dessa forma, festejando seu casamento! Nesse momento, eu conto muito com a ajuda da cerimonialista para me ajudar a não deixar de fotografar todas as pessoas que os noivos pediram. Depois, na festa mesmo, vem um momento mais espontâneo, fotojornalístico do qual eu fico acompanhando vocês, aproveitando e vibrando loucamente o lindo casamento que fizeram! É incrível estar junto desses momentos tão especiais.



Sessão da Noiva
Eu estou lançando um serviço diferenciado aqui no RJ nas próximas semanas, que é a Sessão da Noiva. A ideia é de ter um momento só dela, na semana antes do casamento: contratamos uma maquiadora e um espaço para que a gente tenha essa pausa. Vamos fazer as fotos da noiva linda com o vestido e já sentindo toda a emoção do casamento, assim ela já garante belas fotos com seu vestido e make.

Eu estou propondo essa sessão, que pode ser na última prova do vestido, por exemplo, justamente porque aqui no Brasil o dia do casamento é muito corrido e nem sempre as noivas curtem como gostariam. Assim, temos mais certeza ainda de fotos maravilhosas, já antes do grande dia!

É isso! Eu espero ter ajudado vocês a entenderem como funciona todo o processo de um casamento e também a perceber como a consistência de um trabalho é importante.

Saiba que em todos os trabalhos que entrego, eu disponibilizo um link como esses que estão lá em cima para que meus clientes possam fazer a seleção das fotos e, se quiserem, encomendar o álbum com a história do casamento. Veja um pouco mais sobre como entrego meu trabalho.

Um abraço!

Adriano Cardozo
Fotógrafo de Casamento
Rio de Janeiro - RJ