Imagem capa - Fotografia com alma! Dedicação além da profissão! por Adriano Cardozo Photographer
HistóriasDicas

Fotografia com alma! Dedicação além da profissão!

Oi! Quero falar de algo realmente importante... De alma, de sentimento, de conexão!

Vamos lá!

O ditado "a propaganda é a alma do negócio" você já conhece. Mas hoje vou fazer uma variação que acho que é muito mais real: "Alma, a propaganda do negócio". Eu acredito que uma empresa sem alma, é uma empresa vazia. Isso vale para qualquer tipo de profissional. Ainda mais para fornecedores de casamentos, como fotógrafos e demais fornecedores, que estão lidando com os sonhos, as emoções, as famílias.

É algo especial demais para ser trabalho somente como trabalho. Eu digo isso porque me sinto muito à vontade em doar a minha alma e o meu coração pela fotografia de casamento.

Hoje tanto se fala em conexão, em relacionamento, empatia, valorização… Esses valores estão em alta no mercado, não é mesmo? Eu quero te mostrar que a herança do seu casamento, ou seja, suas fotografias e seu álbum precisam ser o produto de uma conexão muito forte com o fotógrafo.

Uma empresa que tem alma, que tem personalidade - abrangendo os casais e mostrando o cuidado em todo o processo (desde a primeira conversa até a entrega das fotos) - é composta por profissionais que dão 150% de si porque acreditam naquilo. Eu acredito muito no casamento, nas pessoas, no amor. É uma história que está se contando, com o legado que os noivos estão deixando para filhos, netos, família e amigos.


casal de mulheres gay casando dando risadas


O afeto e a conexão
Quando noivos contratam fotógrafos precisam buscar pelo lado afetivo, afinal é essa característica que garante a conexão real entre o que está acontecendo e o que será registrado. É óbvio, que é necessário ser um ótimo fotógrafo no quesito técnico, mas esse é o básico que um profissional deve apresentar. Eu falo do que está além: do resgate do conceito de se relacionar.

Acredito que há duas formas de se fazer um trabalho: profissionalmente ou com amor. Profissionalmente faremos sempre. É nosso dever, o cumprimento do contrato - chegar o horário, entregar um trabalho justo, dentro do prazo. Mas não quero somente isso.

Prefiro fazer com amor. É desta forma que esquecemos o contrato, vamos além: fazemos com a alma, com muita entrega, dedicação e valorizando cada etapa do processo.

Isso não quer dizer que o contrato não é importante. É muito! Tudo precisa estar perfeito para que vocês, noivos, estejam seguros, com os contratos corretos, prazos, datas, saibam como tudo acontecerá e que não tenham dúvidas. Aí sim vão aproveitar muito o dia incrível que têm pela frente. Tenho certeza que vocês entendem do que falo aqui sobre fazer seu trabalho com amor: quando somos apaixonados pelo que fazemos, exploramos o trabalho com alma e tudo em volta sente essa energia também, uma vibe super positiva!

Fazendo com profissionalismo E com amor, aí sim será uma experiência única, jamais vista ou vivida. E é desta maneira que faço todos os meus trabalhos.


ensaio de casal em parque de diversão noiva emocionada e noivo sorrindo


A fotografia tem alma. A alma do fotógrafo
A fotografia é arte, é estética, é captura do momento. É uma linguagem universal que tem a capacidade de se conectar e se comunicar com as pessoas. Eu posso dizer que, nesta arte, é necessário ter alma de poeta e disciplina de atleta.

A gente precisa ter a técnica, a disciplina, a energia e disposição de uma atleta: entregar tudo no prazo correto, fotografar com luz e composição perfeitas e tratar as imagens lindamente. E a alma de poeta é a de dar voz à expressão, de atender bem os clientes, entender suas necessidades, seus sonhos e sonhar junto!

O casamento é um sonho… E é muito especial! Você já parou para pensar que tudo na fotografia de casamento requer muito planejamento? Afinal de contas, ninguém fica super planejando por mais de um ano as fotos do aniversário, batizado, gestação...., mas do casamento sim! Há uma dedicação sem igual para esse evento que marca as famílias.

É muita entrega por parte dos noivos, então é preciso encontrar um fotógrafo que tenha o mesmo cuidado e mesma entrega, de corpo e alma, que os noivos têm. Assim, o fotógrafo e os noivos se doam juntamente para fazer algo inesquecível!

Aproveite para ver fotos completas de alguns casamentos que fiz. Clique aqui.

Uma rápida viagem no tempo
Para você entender como a fotografia tem essa imensa responsabilidade de criar experiências e de tocar a alma, eu vou contar um pouquinho da história da fotografia e por que ela é tão importante para seu casamento.

Desde muito tempo, o ser humano tinha essa vontade de marcar o tempo com a arte. Técnicas foram desenvolvidas até que, por meio de reações químicas, as imagens retiradas de uma câmara escura conseguiram projetar o que poderia ser captado pelo olho humano. Uma das primeiras reproduções fotográficas foi o daguerreotipo. Esse nome vem de quem o construiu, em 1839, que considerado o pai da fotografia moderna: Louis Daguerre.

Alguns bons anos depois, em 1888, George Eastman apresentou a primeira máquina fotográfica da Kodak que já utilizava o rolo de papel fotográfico. Depois de algumas décadas, em 1948, foi o lançamento da técnica Polaroid que permitiu uma revelação em minutos. Claro que teríamos páginas e páginas para falar das épocas e conquistas da fotografia, mas o que quero destacar aqui é que há muito tempo nós sentimos a necessidade de fazer essa captura real dos momentos. É assim que revivemos e celebramos!

A fotografia de casamento é:


• Registro de um legado para toda família: filhos, netos…
• Uma gostosa viagem no tempo da união do casal
• O sonho do casamento finalmente registrado para sempre
• Toda a ansiedade e emoção colocadas em um registro único
• O sentimento de ter feito algo incrível e poder rever sempre que quiser

VAI CASAR E NÃO TEM FOTÓGRAFO?

Conheça meu trabalho


casamento ao ar livre buenos aires


A fotografia de casamento une pessoas e faz amizades
Eu acho o máximo poder me entregar de corpo e alma porque além de fazer um trabalho com sentimento, eu abro espaço para pessoas incríveis entraram no meu coração.

Fazer a fotografia de casamento com amor não é o estar ali somente para cumprir horário; é estar ali para SENTIR. É a desconexão com o mundo, mas a conexão com o momento, com as pessoas. É vivenciar, experimentar, realizar o sonho dos noivos para deixar uma herança: o legado para a família, contado através das histórias do casamento. É só assim que sinto também a responsabilidade de entregar algo maior do que o esperado; de superar tudo, valorizar todos e entregar o melhor possível.

Quem já fotografou comigo sabe que não quero clientes, quero fazer amigos! O casamento é o único evento em nossas vidas em que as duas famílias e amigos estarão juntos em um mesmo lugar. Se entendermos o que significa isso, então entenderemos o verdadeiro significado do que é se importar com o outro. E aí compreendemos que o que importa pra você, importa pra mim.

A alma da fotografia e do fotógrafo é realmente a alma do negócio. É assim que uma empresa trabalha com todo seu potencial e vai com os clientes para onde eles querem ir: sonhando e vibrando juntos.

Meu propósito é ser lembrado com essa sensação por esse dia tão especial do casamento.

Se você quer um fotógrafo comprometido com o seu casamento, profissionalmente e disposto a se entregar de alma, então venha tomar um café comigo. Me ligue ou entre em contato pelo What's App. Eu vou curtir muito sonhar junto com você.

Um abraço, de corpo e alma!

Adriano Cardozo
adriano@adrianocardozo.com.br 
Fotógrafo de Casamento
Rio de Janeiro - RJ