Imagem capa - Ensaio Pré-Wedding: sua fotografia com muito mais sentimento por Adriano Cardozo Photographer
Dicas

Ensaio Pré-Wedding: sua fotografia com muito mais sentimento

Oi, amiga, como vai? Hoje vou escrever sobre um tipo de fotografia que gosto muito de fazer, que é criativa, livre e cheia de amor.

Uma das coisas que gera muita dúvida do ponto de vista dos noivos é: onde fazer o ensaio pré-wedding, ou seja, aquele ensaio antes do casamento. As fotos deste ensaio são feitas, em média, 2 meses antes do casamento, assim, se tiver que remarcarmos por conta do tempo ruim, temos um tempinho pra isso.

O principal objetivo desse ensaio é o de ser um momento de conexão do casal. Sei que estão super atarefados com inúmeras coisas do casamento. Portanto, vamos dar um parada e começar a curtir esse momento, teremos uma experiência inexplicável. Embora muitas pessoas não falem sobre isso, essas fotos podem ser feitas por qualquer casal que quer fotos lindas e um momento especial, mesmo que já sejam casados há anos, namorados, noivos...

O caso específico do ensaio pré-wedding, eu acredito ser uma ótima oportunidade para o fotógrafo e o casal se conhecerem melhor, começar uma conexão, entender como será o casamento e o que os noivos esperam para este dia especial. A gente cria mais intimidade: conhece a noiva, o noivo, o que eles gostam e quem realmente são. No ensaio é só o fotógrafo e o casal, por isso utilizo o conceito "menos é mais", as fotos são feitas apenas comigo, uma câmera e uma lente, sem flashs, com luz natural, assim será mas rápido, mais dinâmico, pois precisaremos de uma forte conexão.

Nesse post eu vou falar como escolher o local do ensaio com propósito: para que vocês se sintam conectados e, ao mesmo tempo, desconectados do resto do mundo. Vou explicar como o planejamento ajuda (e muito) a produzir as fotos que a gente sempre sonhou, fugindo dos inúmeros clichês e lá no final eu conto a experiência incrível do João e da Carol, que fizerem o ensaio pré-wedding na casa que ele passou a infância. Foi lindo e as fotos desse post são do ensaio deles.


ensaio pré-wedding de casal em campo no por do sol


O ensaio de casal: momento de conexão, autoconhecimento e amor
Em meio à correria da reta final dos preparativos do casamento, o ensaio pré-wedding é esse tempo só do casal. E não importa se você vai fazer uma big festa com cerimônia religiosa e festa ou apenas um casamento no civil,  o ensaio pré-casamento é o registro único e que ficará para sempre na sua memória e meu conselho é: faça o ensaio sim, independente do casamento que você tenha, ele faz parte dessa história.

Mas, quando os noivos chegam perto do ensaio muitas dúvidas aparecem e quero muito ajudar vocês a terem essa experiência da melhor forma: que seja muito agradável, um momento só de vocês, é a foto com sentido. Afinal, as fotos do ensaio pré-wedding são aquelas fotos especiais que vocês não vão conseguir fazer no casamento, por isso, é tempo de criar o que quisermos.

Já no casamento, temos outro objetivo, outros sentimentos e muita coisa acontecendo… É uma explosão de emoção! Mas até chegarmos lá, temos esse momento de entrega, de espera, de conexão. Quero que você perceba a importância do ensaio de casal não somente para uma possível decoração no salão de festas, mas um registro da importância da união de vocês, além da festa e da cerimônia.

Talvez você também tenha curiosidade de ver as fotos de um casamento completo. Veja mais aqui


Com planejamento tudo é possível em um ensaio de casais
O mais importante de tudo é manter a autenticidade do casal. A gente vê muitos noivos com o tempo e o financeiro tão apertados que eles ficam reféns disso. Mas, eu sei que é possível fazer um planejamento para todo o casamento e também para o ensaio pré-wedding, ele tem que ser incluso na planilha. Muitas vezes o casal esquece do ensaio, e quando lembram, já está muito em cima do casamento, assim, não há tempo pra mais nada e nem dinheiro, caso precise de uma viagem curta pra isso. Esse planejamento ajuda a manter o financeiro equilibrado e também de vocês reservarem um dia especial para essas fotos.

Então, quando estiverem fazendo a planilha de itens do casamento, já incluam o ensaio pré-wedding, assim não correm o risco e esquecer ou não sobrar tempo. Falo isso porque infelizmente muitas noivas se queixam que não conseguiram fazer as fotos que tanto queriam e acabam caindo na mesmice, indo para locais que a maioria procura, simplesmente por falta de planejamento . E poxa, esse momento não volta mais! Um erro grave é fazer o ensaio porque tem que fazer, e não porque querem fazer, entendem a diferença? Com o ensaio, você terá esse sentimento único de que vai se casar e começar uma nova etapa da sua vida, é o início de tudo.

Também é legal já planejar o dia, porque 99% dos ensaios são feitos durante a semana. Aos sábados estou fotografando casamento e como chego tarde, aos domingos n˜åo consigo me doar tanto, além de estar tudo cheio aos domingos. Vocês estão fazendo o planejamento do casamento há 1 ou 2 anos, e deverão guardar um dia para esse tempo de vocês entrarem em conexão. O ensaio pré-wedding tem que ser uma imersão do casal, um dia muito gostoso, que faça sentido.

Ah, eu escrevi um post sobre fotografia feita com alma e coração. Depois dá uma olhada aqui.


casal em trilhos de trem em ensaio pré-wedding em itatiaia em campo ensaio pré-wedding em itatiaia em campo


A escolha do local do ensaio pré-wedding (ou ensaio de casais)
Com planejamento, tudo é possível. Então perguntem-se: o que queremos passar com as nossas fotos?

Essa descoberta deles sobre o local do ensaio é quase um processo de auto-conhecimento. Isso porque vocês precisam pensar no que realmente faz sentido. O que marcou a relação? Tem um lugar especial onde foi o pedido de casamento? Há um espaço onde vocês se sentem super bem? Vocês costumam viajar para alguma cidade?

Essas perguntas já dão muitas respostas e ideias de lugares. Se ainda não ficou claro o local, continue e vá mais longe: O que nós gostamos de fazer juntos? Cinema, caminhada, trilha? Curtimos ir à praia, à fazenda, ao sítio?

Essa conversa vocês terão com o fotógrafo, tenha ele como seu consultor. Eu sempre tento entender quem vocês são, qual sua cultura. Pergunto tudo isso ao casal e procuro ajudá-los a escolher um local especial, bonito e significativo. Mais importante do que o lugar, é o sentimento que vocês terão ao ver aquelas imagens.

Rever as fotografias impressas, em um álbum ou em porta-retrato e lembrar das emoções, do local que tem uma memória afetiva ou que vocês se aventuram juntos. É nisso que precisamos focar!

Vocês precisam se sentir desconectados com o mundo para ter a oportunidade de se conectar fortemente, de verdade, no ensaio. É por isso que, por exemplo, muitos casais escolhem fotografar em suas próprias casas.

É o ninho da família e o lugar que tem tudo o que gostam, que mostra a personalidade do casal. Tem suas coisas, é seu lar, o lugar de intimidade. Os casais mais ousados até podem fazer fotos mais sensuais, que ficam também lindas. Talvez você fale: "Mas minha casa é pequena e não daria boas fotos". E eu respondo, de novo, dizendo que o importante é o sentimento. Queremos criar uma história única de vocês e teremos fotos incríveis! Os casamentos são todos diferentes, cada um com sua personalidade, porque o ensaio tem que ser iguais? Eu poderia citar alguns pontos aqui do Rio de Janeiro que se fazem mais ensaios, como por exemplo: Praia da Urca, Praia de Grumari, Parque das Ruínas, Parque da Cidade, Parque Laje, Jardim Botânico, etc, mas o que esses locais tem a ver com vocês?

Tem um outro ponto que é legal: muitos casais gostariam de conhecer um local diferente, se ver fotografados em um lugar novo. Por exemplo, se vocês sonham em ter fotos em Fernando de Noronha, Jericoacoara, Lençois, ou até mesmo fora do Brasil, porque não? Cogitem isso e pensem em um planejamento, aí im, será outro sonho sendo realizado!

Check-list para não errar:
Mesmo fazendo essas perguntas e mergulhando no autoconhecimento, muitas pessoas ficam ainda assim sem uma sensação clara do local e de como fazer o pré-wedding. Alguns me perguntam onde eu indico fotografar. E, embora tenham os locais altamente fotografáveis, ou seja, aqueles que todo mundo já sabe e que são batidos já citados a cima, eu prefiro escolher um local que represente o casal. E lembre-se: não há regras para o ensaio de casal.

Confie em mim: a foto fica muito mais linda e agradável em um lugar especial para vocês. Não é só sobre o local, mas sobre a troca de experiência.

Eu fiz um pequeno check-list para vocês se sentirem super confortáveis e seguros. Vocês vão ter um ensaio maravilhoso e vão lembrar desse dia com muito carinho.

- Adicione o ensaio de casal na sua planilha de organização do casamento;
- Reserve um tempo para estas fotos, quem sabe um ou dois dias;
- Converse com seu fotógrafo sobre o ensaio: o que realmente quer fazer, fale sem limitações;
- Escolha o local do ensaio com o coração, com o sentimento;
- Marque um dia e se desconecte do mundo real;
- Se entregue e se divirta!

O resultado disso são fotos originais, únicas, iguais a vocês! Uau! É isso! O ensaio pré-wedding é um momento muito gostoso de ser fotografado. É por isso que eu digo que se vocês curtirem trilha, vamos fotografar em um trilha. Se curtem cachoeira, bora ir para uma, se curtem viajar, vamos juntos! A intenção é que seja um momento de diversão e tranquilidade.

Para ter fotos originais e diferentes, planeje seu ensaio, converse muito com o fotógrafo e escolha com a alma.

Um casal que foi demais fotografar foi da Carol e do João. Eu falei lá em cima que ia contar a experiência que eles tiveram e que o local foi escolhido com o coração. O João me contou que quando eles veem as fotos é surreal como volta a lembrança do que sentiram naquele dia. Ele também acha que não é necessário estar num lugar reconhecidamente bom para fotos, com o melhor visual, a melhor paisagem. "É muito menos o local e mais pelo sentimento que o local traz".

Aqui você vê um pouco do que foi o ensaio da Carol e do João.

Vamos lá! Na verdade, quem vai contar como foi o ensaio pré-wedding são eles próprios, João e Carol, que mandaram um texto falando como escolheram o local das fotos:


casal ao lado de planta samambaia em ensaio pré-wedding em itatiaia


"Para nós a escolha do local para o ensaio pré-wedding começou com a ideia de fotografar em um lugar único. Algum lugar que não fosse batido e nem repetido. Gostávamos de ver os ensaios que o Adriano postava e queríamos um lugar diferente. Na época até chegamos a cogitar a fazer as fotos em Salvador, porque o João estava passando uma temporada por lá a trabalho.

Seria diferente, mas ainda assim não estava agradando. Não tinha nada a ver com a gente. Aí paramos de nos preocupar com a paisagem ou com a vista que o local teria. Paramos e pensamos: qual é o lugar que podemos chamar de nosso? Que canto, espaço, local a gente tem alguma história? Foi aí que pensamos em Itatiaia, uma cidade pouco badalada e bem vazia.

Minha família é de lá, e passei todas as férias da infância por lá. A Carol, que me conhece desde os 9 anos de idade, já tinha ouvido falar de Itatiaia muitas vezes ao longo dos anos, mas nunca tinha ido.

Quando começamos a namorar, em 2013, a Carol conheceu pela primeira vez essa cidade pacata. E a calmaria e tranquilidade de lá a conquistaram. Meu tio tem uma casa em frente a uma linha de trem e desde pequeno brinco de correr pelos trilhos e por cima dos vagões que ficavam estacionados bem em frente a casa dos meus tios.



A Carol curtiu isso também desde a primeira vez que foi lá. Então pronto! Não tinha lugar mais perfeito do que Itatiaia, na casa dos meus tios, mais precisamente nos trilhos de trem onde costumávamos andar juntos desde que começamos a namorar.  E vamos falar que, na boa, foi a melhor decisão que tomamos. Na real mesmo, não importa o lugar. Se é algum local onde o casal tem alguma história ou ligação afetiva, isso faz toda a diferença.

Pegamos 2 horas e meia de estrada com o Adriano, chegamos lá no meio da tarde, fomos pra casa do meu tio e o Adriano transformou até a samambaia da varanda em um local lindo para foto. Hoje vemos que um bom fotógrafo transforma qualquer local/situação em uma baita foto.

Fomos para um lugar que tinha uma memória afetiva muito grande para nós e hoje quando olhamos as fotos desse dia conseguimos lembrar exatamente de como nos sentimos naquela tarde. Uma tarde leve, agradável, de muitas risadas e uma resenha inesquecível. É sobre isso que deve ser o ensaio pré-casamento. Sobre gravar na memória um momento inesquecível. E o nosso foi eternizado pelo nosso amigo Adriano Cardozo. O nosso obrigado, de coração."


ensaio pré-wedding sombra na piscina itatiaia ensaio pré-wedding casal com trilhos de trem itatiaia


Eu também quero agradecer demais a Carol e o João por ter me dado essa oportunidade de estar junto nesses momentos tão únicos, isso é conexão, isso é originalidade!  

É isso! Espero que você se inspire com a experiência deles e também tenha tirado suas dúvidas. O importante aqui é seguir o coração, a histórias de vocês. A fotografia deixa comigo!

Se quiser já trocar uma ideia sobre o ensaio pré-wedding conversa comigo e vamos fazer algo inesquecível!

Um abraço e até já!

Adriano Cardozo
adriano@adrianocardozo.com.br 
Fotógrafo de Casamento
Rio de Janeiro - RJ