Imagem capa - Looks, make, horários e estações para o seu ensaio perfeito! por Adriano Cardozo Photographer
Dicas

Looks, make, horários e estações para o seu ensaio perfeito!

Olá! Saudades de vocês. Hoje as dicas são ótimas!!

Hoje vou dar dicas para o ensaio perfeito. São detalhes que fazem toda a diferença e quero muito que vocês se sintam à vontade e felizes com essa ajuda, você vai ter mais base para fazer seu ensaio fotográfico.

Esse artigo é uma continuação do último que escrevi aqui no blog. No artigo tem altas dicas sobre o Pré-Wedding: Sua fotografia com muito mais sentimento. Lá eu falei muito sobre a escolha dos locais do ensaio que tem que ser feita com o coração.

Eu sou o tipo de fotógrafo que não me preocupo muito com a técnica e sim com o cuidado da estética na foto. Claro que técnica é muito importante. Mas, gosto de ir além: construir um ambiente para meus clientes. É a criação de uma experiência única para os noivos e todos os itens abaixo fazem parte dessa experiência.

Vou falar nesse post sobre o que recomendo para horários, make e looks, assim como ideias das estações do ano. Sim, algumas pessoas fazem ensaio de acordo com as estações do ano.


Esse ensaio da foto acima foi da Munick e do Kaique. Eles são muito ligados à arte e pediram para fazer o ensaio no Palacete da Princesa Izabel, em Santa Cruz, ela estudou balet nesse Palacete . 

Qual o horário perfeito para o ensaio de casais?
Quando marco um ensaio com os noivos, deixo eles muito confortáveis. A vibe tem que ser muito tranquila para realmente passar o amor através das fotografias. A ideia é sair da cabeça o cotidiano para o casal se desconectar do mundo para que os dois possam se conectar entre si e mergulhar no ensaio, precisamos parar para registrar o amor. O importante é que esta fotografia seja feita com alma!

Qual a melhor luz?
Nos ensaios de casais, eu tenho algumas recomendações para a gente aproveitar melhor o tempo e ter fotografias incríveis. Eu curto muito fotografar com bastante contraste. Com a luz mais dura, ou seja, aquela do sol à pino que as sombras aparecem bastante e dá para brincar, compondo muito bem. Para mim na rotina do ensaio, é o sol quem manda.


Cronograma
Nada é uma regra, mas com a minha experiência vou falar como funciona bem. Algumas noivas são muito práticas. Elas se maquiam sozinhas e já ficam prontas para as fotos. Outros gostam de ir a um salão para se arrumar. Por isso, eu costumo deixar a parte da manhã para o casal se arrumar.

99% dos ensaios são durante a semana, então os locais são abertos e podemos nos locomover normalmente. A parte da tarde fica totalmente destinada à fotografia. Peço sempre para os noivos já irem almoçados, assim não precisamos parar.

Isso funciona perfeitamente também para os ensaios com locações mais longe. Eu adoro fotografar em locais diferentes. Caso precise de 2h ou 3h de viagem ainda podemos sair depois do almoço. Chegamos no local com uma luz ótima e tempo suficiente. 




O ensaio da imagem acima foi muito divertido, em um parque de diversão, que tem tudo a ver com os noivos. 


Qual a produção para o ensaio pré-wedding?
A produção vai muito de acordo com a ideia que os noivos querem passar. A produção não é somente sobre os noivos estarem bonitos, mas é sobre passar quem eles são. Isso independente da roupa e da maquiagem.

As fotos irão ficar para sempre, impressas em um álbum que vai contar a história de amor. Reforço isso porque precisamos lembrar que nas fotos podemos criar o que quisermos, mas o importante é o sentimento, a conexão que acontece nesse dia. A gente sabe que no dia do casamento, há pouco tempo. Então, essa é a chance para fazer aquelas fotos que você sonha ter. Seja uma mega produção ou um ensaio na sua casa.

VAI CASAR E NÃO TEM FOTÓGRAFO?

Conheça meu trabalho

Looks: roupas e acessórios para o ensaio
Eu costumo orientar roupas mais neutras, com cores branco, cinza, nude. De preferência evitando xadrez, muito estampado e listrado. Às vezes, esses padrões de estampa podem causar um visual estranho para a foto.

Outro ponto importante é de lembrar que vamos ser fotografados. Vale pensar um pouco mais no look para as fotos. Planeje algumas peças e traga junto no ensaio. Eu posso ajudar a escolher e podemos decidir juntos o que vai ficar legal para o dia.

Só porque você sempre usa chinelo, bermuda e camiseta não quer dizer que só esse pode ser seu figurino. Podemos compor a fotografia e unir com a vibe de vocês. E mesmo se formos a uma praia não quer dizer necessariamente que vamos entrar na água para fotografar. Muitas vezes vamos observar mais a paisagem, ver a cena.

Alguns casais curtem realmente pensar em um figurino diferente. Talvez as noivas selecionem um vestido mais extravagante, que pode ficar legal na foto. É tudo uma questão de conversar com o fotógrafo e combinar a sensação, a ideia do ensaio. De qualquer forma, vale investir numa roupa bacana. O look valoriza demais o ensaio. Levem roupas que o casal se combine, lembrem-se, vocês serão fotografados juntos.


Se você tiver dúvidas pode pesquisar no Pinterest referências de looks. Também vou te ajudar a selecionar e te ajudo nessa assessoria.


O ensaio acima é da Sabrina e do Jean,  estão com um look bem casual e clean. 


Make: maquiagem perfeita para o ensaio
Eu costumo recomendar uma make mais limpa, discreta e profissional. Vale uma preparação, principalmente na pele. Nos olhos, oriento por algo suave para destacar o olhar natural, a luz dos olhos. Se você contratar um maquiador profissional, peça para ele uma maquiagem para um ensaio de fotos durante o dia. Isso já vai guiá-lo para combinar o tom da make com a proposta do ensaio. Geralmente a noiva se maquia para o ensaio com a mesma maquiadora do casamento.

Acessórios: o que é necessário levar?
Nada! Isso mesmo, o quanto mais tranquilo e leve você for, melhor. Quando me perguntam o que levar, eu respondo: "leva o sorriso, leva o amor!".

Vamos estar com a luz natural do sol. Eu também vou sozinho, sem assistente e sem muito equipamentos. Não uso flash no ensaio. Gosto de estar livre, sem preocupação com o posicionamento da luz. Não perco tempo arrumando a luz, porque o sol é minha fonte de luz. "Perco" meu tempo com a conexão com o casal, esse é meu foco.

Inclusive, o ideal é quando já vamos no mesmo carro para a locação. Já vamos conversando, sentindo e nos conhecendo, isso nos poupa tempo e gastos desnecessários.

Poses: a direção do casal

A fotografia de casal é maravilhosa. Ela acontece com muita naturalidade e fluidez. Vocês não precisam se preocupar com poses. Eu vou guiando vocês tranquilamente, fazendo o passeio e vamos conversando, nos conhecendo. Se vocês quiserem parar para tomar uma água, a gente para. Se quiserem beber uma cerveja, nós também paramos. O que conta é a experiência que teremos e esse fluidez mais natural.

Uma coisa que curto muito fazer é mostrar algumas fotos na tela da câmera mesmo. Isso dá mais confiança ao casal e logo eles já se sentem confortáveis e ficam mais à vontade. É importante a gente ficar bem, curtindo estar ali. A fotografia é evolutiva, a cada minuto que estamos fotografando vamos melhorando.

O ensaio costuma ter de três a quatro horas. Mas isso não é nada assim restrito. Se quisermos ficar mais, eu vou topar. Afinal, o casal já investiu seu tempo em estar ali comigo. Eu gosto de retribuir da melhor forma possível.

As estações perfeitas para cada casal
Eu achei legal separar algumas dicas sobre o ensaio de casais baseado nas estações do ano. Já sobre a locação perfeita, falamos muito aqui nesse post no blog. Dá uma olhadinha lá.

Independente da estação que vocês escolherem para o ensaio de vocês, o ideal é marcar o ensaio com a antecedência de pelo menos dois ou três meses antes do casamento. E se tivermos algum problema ou o clima não estiver da forma como imaginamos, podemos remarcar. Como eu disse antes, preciso da luz do sol para fazer as fotos do meu estilo.

Vamos ver agora algumas características sobre a fotografia de cada estação:


Outono
A estação que muda as cores do verão para algo mais neutro, amarelado. O sol muda e fica mais suave e as noites já são um pouco mais longas. Isso influencia nas fotos porque as temperaturas já caem um pouco e temos uma cor diferenciada. Locais que combinam com essas nuances podem ser locais que tenham construções históricas, cidades. Toda a paisagem compõe bem. Mas, de novo: nada é regra.

Veja aqui o ensaio do Felipe e do Juan que fiz no outono. 



Inverno
As noites são longas e os dias curtinhos. Aqui a luz é bem suave. As temperaturas caem, isso quer dizer que as roupas e os locais precisam ser confortáveis com essa estação, para que todos se sintam bem. No inverno rola bastante fotos dentro de casa ou de hotéis também, com lareira e algo bem aconchegante, por exemplo.

Veja aqui o ensaio que fizemos no sul da França, no inverno.



Primavera
Pouco a pouco, a natureza acorda e traz as cores, as flores. A luz do sol é ótima e já começa a ficar mais abundante. É época de usar e abusar dos campos de plantações ou mesmo só do seu jardim. De novo, são sugestões e o que vale é a gente estar conectado com a essência do casal.

Eu fiz um ensaio em um campo de lavandas, da Luana e do Nando, veja aqui.




Verão
Chega a luz plena e super calor. No verão é importante se planejar bem, especialmente se forem locais turísticos ou praias. Temos muita luz, então o tempo não é um problema no verão, mas preparem-se para o calor intenso, nessa estação, marcamos os ensaios muito cedo, entre 7h e 10h ou no finalzinho da tarde, depois das 15h já que estamos no horário de verão temos mais 1h de sol. 




É importante lembrar de você ver o que rola na cidade ou estado que você quer fotografar na estação escolhida. Podem existir festas, colheitas ou florescimento de plantas que dão ótimos ensaios.

Não existe errado nem certo! Estaremos no ensaio com o objetivo de nos divertir e vamos conquistar juntos estas fotos incríveis. O ensaio é o start do casamento e marca essa etapa, sendo o primeiro momento importante e que tem um registro. Muitos vezes, é no ensaio que cai a ficha do casal: "a gente vai casar!".

Vocês já perceberam que minha fotografia e estilo de trabalhar é valorizando muito as pessoas. Quero que vocês tenham essa experiência eternizada. Muitos clientes optam por também fazerem álbuns de fotos do ensaio, justamente como uma lembrança esse primeiro passo rumo ao casamento.

Vou ficar feliz em fotografar seu casamento e ensaio, conhecendo mais da sua história e curtindo muito juntos.


Se quiser já trocar uma ideia, fale comigo pelo What'sApp ou peça um orçamento. 

Adriano Cardozo
Me segue no Instagram

adriano@adrianocardozo.com.br
Fotógrafo de Casamento
Rio de Janeiro - RJ