Imagem capa - Os melhores horários para lindas fotos de casamentos por Adriano Cardozo Photographer
Dicas

Os melhores horários para lindas fotos de casamentos


Tudo bem por aí? Você viu meu post anterior? Falei de como nossa filhinha de 4 patas, a Looly, veio parar em nossa vida. Foi graças à fotografia e hoje temos ainda mais amor por aqui!

Neste artigo, vou escrever sobre uma dica necessária para todas as noivas que querem fazer um casamento lindo! Ainda, vou contar alguns exemplos de cerimônias e festas que já cobri com minha fotografia.

Há alguns meses eu tive um estalo de escrever sobre os horários perfeitos para casamentos. Essa é uma dúvida que surge muito quando as noivas me procuram. Também já vi muitas dificuldades e problemas sobre esse assunto que poderiam ter sido evitadas, se os noivos tivessem mais informação na hora do planejamento.

Quero facilitar a sua vida... Então, já vamos iniciar com as sugestões para você acertar no dia mais especial da construção desta nova família! É muito amor, emoção e alegria. Vamos preservar isso ao máximo!

Vou juntar um pouco da minha experiência nestes mais de 200 casamentos para ajudar você a montar seu casamento perfeito, como você sempre sonhou. Pode contar comigo, vamos fazer seu dia ser ainda mais especial :) Não tenha o fotógrafo do seu casamento apenas como fotógrafo, tenha ele como consultor, fale com ele pra fazer uma visita técnica ao local do casamento, assim vocês definem o melhor local e horário juntos para a cerimônia, se ele for a céu aberto.


casamento RJ fotógrafo adriano cardozo cerimônia na igreja


Agora, vamos focar na parte bem prática para escolher os melhores horários para seu casamento seja no Rio de Janeiro, em outros estados ou fora do Brasil:

1- Analise o que você deseja: Qual é o seu SONHO, seu e do seu noivo? Qual a atmosfera que querem criar para o casamento de vocês? Tudo começa aqui. Respirar, acalmar-se e repensar do que vocês realmente querem. Aí vão ver com mais tranquilidade o casamento que vocês desejam.

2- Pense na época do ano: Se você já tem uma data escolhida, adeque a festa e cerimônia a este clima. Agora, se ainda for selecionar uma data, pense no estilo de casamento antes. Por exemplo, nem sempre casar no alto do verão pode ser o melhor para casar na praia, por causa das altas temperaturas e da multidão de pessoas.

3- Saiba que podem ocorrer atrasos: Sim, mesmo que você siga tudo à risca, ainda assim alguma coisinha pode dar errado. Então, tome cuidado com o tempo de duração da cerimônia e leve em conta os possíveis atrasos.

Converse com os seus fornecedores a respeito do que está imaginando e peça para eles darem sugestões. Especialmente com seu fotógrafo. Eu gosto muito de conversar com minhas clientes antes do casamento. Principalmente sobre assuntos como os horários perfeitos para escolher e outras dúvidas que surgem.

Assim, descobrimos como aproveitar ao máximo as características da região onde acontecerá a cerimônia de casamento, para garantir belos registros que possam representar muito bem este dia. Eu sempre destaco que não é só o horário, é o conjunto todo. O local conta muito! Eu poderia dizer que dá para dividir assim:

Casamento tradicional: geralmente o making of é em um hotel, a cerimônia é na igreja e depois seguimos para uma casa de festas.

Casamento informal: geralmente é uma cerimônia e festa em conjunto, sendo em um sítio, fazenda, na praia, dentro de restaurantes e hotéis.


casamento na igreja melhores horários para casar casamento ao ar livre melhores horários para casar


Estas duas opções também orientam muito sobre as escolhas dos horários. E, se for um casamento tradicional a noiva precisa combinar com o padre ou pastor o que é aceito nas igrejas.

Eu tenho feito muitos casamentos na praia, em sítios, com mais informalidade. Eu curto fazer esses tipo de evento, até porque acho o máximo aproveitar bem o sol e a luz. O Brasil é um país tão tropical, né? Acredito que durante o dia damos bem essa vibe viva para o casamento.

Embora essas dicas já ajudem, tem outra divisão auxilia na escolha dos horários perfeitos para seu casamento. Vamos falar um pouco sobre os turnos e suas diferenças:

  • Casamento de Manhã

O casamento de manhã não é tão comum. Nesse tipo de casamento, a noiva precisa levar em conta que tantos os convidados e os fornecedores vão ter que acordar muito cedo. Tudo precisa estar 100% pronto um dia antes, para não ter surpresas indesejadas no dia.  

Para a fotografia: temos luz boa durante o dia. As luzes estão mais duras, ou seja, projetam mais sombras porque o sol é forte. Então, será ótimo ter alguma opção coberta para preservar melhor os convidados do calor. A luz mais suave será a do making of, quando a noiva se arruma.

Então, se você quer fotos com mais luz e sombra, uma opção será casar entre 10h e 10h30. Considerando que a cerimônia leva 1h15 + o tempo de fotos depois da cerimônia, você começa a recepção perto das 12h.

  • Casamento à Tarde

O casamento à tarde é considerado mais informal. Já fiz muitos casamentos com cerimônias ao fim da tarde, com pôr do sol, e fica realmente lindo! É um tipo de casamento que eu tenho curtido muito fotografar.

Quase sempre esses casamentos são feitos em lugares mais abertos, ao ar livre, como chácaras, praia, sítios. Esses locais recebem muito bem todo tipo de ideia e inclusive têm mais flexibilidade em relação aos horários.


melhores horários para casar casamento ao ar livre à tarde casamento rio de janeiro ar livre melhor horário para casar


Uma dica é escolher 1 hora antes do pôr do sol para iniciar a cerimônia. Considere aqui já algum possível atraso. Escolher alguns minutos antes do pôr do sol é justamente para assegurar que esta luz dourada, do final da tarde, esteja nas fotografias, já que o sol desce muito rapidamente no fim do dia.

Tem algumas dicas que ficam ótimas ainda para fotos. Lembre-se que a decoração tem parte essencial também para a montagem de uma luz bonita.

A hora perfeita da luz dourada:
Ah, tem um site que ajuda a visualizar os horários da lua e do pôr do sol, é esse aqui.
Também tem um aplicativo, o Fases da Lua e Calendário Lunar, com as informações do Sol também.

  • Casamento à Noite

Os casamentos à noite costumam ser mais tradicionais e sofisticados, apesar de estarmos em um um país tropical, os casamentos a noite são mais culturais por aqui. São bastante comuns aqui no Rio e as festas vão até tarde (ou cedo, rs). Tenho feito muitas cerimônias às 18h e às 19h que dão folga para todas as outras fases do casamento. Assim, os noivos podem curtir com os convidados, amigos e família.

A luz costuma ser bom em igrejas e casas de decoração. Mas, de novo, quando estiver fechando o projeto, lembre-se de que o fotógrafo precisa de boa luz para entregar fotos maravilhosas!


casamento petrópolis melhores horários para casar casamento à noite cerimônia à noite de casamento


Lembrei de alguns casamentos legais que eu tive a honra de fotografar e vou compartilhar para você se inspirar:
Nayara e Caio, casaram no Zéfiro Eventos, em Niterói, durante o dia.
Já a Luana e o Fernando tiveram a união no Castelo Country Club, em Petrópolis, à noite.

O convite do casamento com o horário perfeito 


Com base nessas ideias, se dá resposta para o horário do convite. Lembre-se que nem todos os convidados vão chegar com antecedência. E tem coisas que podem interferir, como estacionamento, salão de beleza com cabelo e maquiagem das convidadas.  

Por conta disso, o horário do convite deve ser cerca 1 hora antes do que se inicia de fato. Esse é um bom tempo para os "atrasadinhos".


Independente do horário que você escolher, o mais importante é que tenham um dia maravilhoso. Que seu sonho seja realizado e que você conte com ótimos fornecedores.

A fotografia é fundamental em um casamento justamente para vocês relembrarem cada segundo e guardarem esses momentos. E não pode falta um álbum lindo para registrar esse dia, criando uma memória afetiva para toda a família.


making of de noiva melhores horários para casar luz dourada varal de luzes casamento à noite rio de janeiro


Bom, você já viu um pouco do meu trabalho no site. Eu adoro fotografar todas as uniões. Casamentos sempre são dias cheio de luz, amor e alegria.

Ficarei muito honrado de estar com vocês nestes dias também!
Fale comigo, podemos conversar sobre os detalhes do casamento. Irei sonhar junto com você.

Adriano Cardozo
adriano@adrianocardozo.com.br
Fotógrafo de Casamento
Rio de Janeiro - RJ