Imagem capa - O sonho do casamento, a lista de convidados e fotos incríveis por Adriano Cardozo Photographer
Dicas

O sonho do casamento, a lista de convidados e fotos incríveis


Tudo bem, minha amiga? Como vai? No post anterior falei de horários perfeitos para ter fotos incríveis para seu casamento. Aí, eu fiquei pensando quais outras dúvidas que sempre aparecem para as noivas e como eu poderia ajudar nesse momento tão mágico que é o casamento. Resolvi dar algumas dicas sobre a Lista de Convidados para o Casamento Perfeito. Esse é um dos tópicos que mais dão no que falar entre as noivas!

Eu sei, eu sei. Provavelmente você já pensou em várias coisas como a lista que seus pais já fizeram e os casamentos que você mesma já foi convidada… Mas está tudo bem! Seu sonho precisa ser sua prioridade. E, como fotógrafo, posso dizer que isto é o mais importante: você e seu noivo estarem realizando o sonho de vocês, é o que irá ficar mais lindo e cristalino, eternizado nas fotografias.


recepção de noivos em casamento no rio de janeiro


Os convidados e seu casamento
Independente de quantas pessoas vocês convidarem, do estilo do casamento e do orçamento, o que importa lá no fundo é o amor e a conexão de vocês. Falando especificamente da fotografia, posso afirmar que não há tanta diferença entre um mini-wedding e um big casamento tradicional.

Afinal, os desafios e as alegrias dos noivos são os mesmos e essa é a graça de fotografar um casamento! As muitas sensações, o coração a mil e muito sentimento envolvido. Eu digo isso com o maior amor e orgulho porque também passei pela experiência de casar. Se você quiser ver como foi, dá uma olhadinha aqui. Foi irado demais e eu mesmo fotografei meu casamento, loucura? Então veja o link.

Mas voltando à lista de convidados e a relação do orçamento… Muita gente tem a percepção de que em um mini wedding o orçamento é muito mais reduzido. Mas não necessariamente é assim, já que o orçamento de um casamento não está ligado somente ao número de convidados. O orçamento é totalmente relacionado ao estilo que o casal sonha em ter no seu dia.

Os tipos de casamento que costumamos fazer
Já fiz casamentos com 12 convidados (já já conto essa história, que é muito legal) e até casamentos com 400 convidados. E garanto que o orçamento também altera pelo grau de detalhes e cuidados que um casamento pode ter. Mas antes de se preocupar excessivamente com o orçamento, vamos voltar no início: seu sonho!

Vou explicar um pouco da divisão dos casamentos que tenho feito e você já vai perceber em qual seu sonho se encaixa melhor:

Casamento sem nenhum convidado: é o estilo de casamento elopment wedding, que foi o casamento que eu e a Dri escolhemos ter. Geralmente são só os noivos e o celebrante. Veja o meu casamento aqui e descubra mais sobre um elopment wedding, garanto que essa pode ser a solução de muitos casais mais "descolados" e que adoram uma aventura.


Casamento para até 50 pessoas: é mais personalizado, considerado o mini-wedding. Os noivos têm mais tempo para darem atenção a cada convidado e costumam ter ritmo diferenciado, com atividades, danças e até mais tempo de festa, já que são amigos mais íntimos. Outros, já param após a cerimônia porque o foco pode ser a viagem de lua de mel.


Casamento para a 200 pessoas: ainda não é um casamento grande, mas já tem certa estrutura e envolve um círculo maior de pessoas. Embora para a fotografia não mude muita coisa, aqui os noivos já precisam se dedicar a entender melhor a dinâmica de tantas pessoas em uma festa.


Casamento para mais de 200 convidados: já temos a festa de casamento mais tradicional, na qual nem sempre os noivos conhecem tão bem todos os convidados e precisam se dividir para dar atenção a todos. Na fotografia, também não altera muito o estilo e conseguimos fotos lindas, assim como os outros estilos!


elopment wedding casamento a dois no exterior lista de convidados como convidar as pessaos para seu casmento


Sobre a história do mini wedding que queria contar, foi um casamento no Julieta de Serpa, aqui no Rio de Janeiro. Os noivos convidaram apenas 12 pessoas. Foram os pais, os avós e um casal de amigos de cada um. No caso deles, não tinha nada a ver com o orçamento, mas com o sonho deles: queriam um jantar com os amigos e familiares mais íntimos e depois iriam viajar por 30 dias pelo mundo.

A fotografia e a quantidade de convidados
Muitos fornecedores têm o mesmo trabalho, protocolo, estima e amor pelo trabalho independente da quantidade de convidados da lista dos noivos. Na fotografia, o making of segue semelhante em qualquer tipo de casamento porque a noiva e o noivo têm seu tempo para se arrumar, que é o mesmo em qualquer casamento.

Eles geralmente vão a um hotel ou se arrumam em casa, mas a o tempo deste preparo é muito parecido para todos os tipos de casamento, afinal, eles precisam dessa pausa para cair a ficha de que este é o grande dia! A cerimônia também tem esse mesmo aspecto, de ser uma etapa parecida em qualquer tipo de casamento. Para a fotografia, a cerimônia é o momento mais especial e emocionante, sendo que a duração é de cerca de 30 a 40 minutos.

A fotografia se diferencia um pouco mais na festa, porque aí vão mudar os estilos, a decoração, etc. Mas o foco sempre será nos noivos. Isso fica ainda mais visível quando você vê o álbum de fotografias de algum amigo seu. Vai perceber que, na fotografia, o número de convidados não importa tanto assim. Mas, vale lembrar que os convidados podem ser grandes responsáveis por fazer vocês, os noivos, se sentirem bem, confortáveis e ainda mais felizes e curtirem muito mais o casamento.


mãe e noiva antes do casamento noivos em fotografia com flare


Como fazer a Lista de Convidados
Agora vou te dar uma dicas mais práticas para de fato fazer a lista de casamentos. Vamos começar pelo planejamento! Se você já tem o sonho do seu casamento em sua cabeça, ótimo. Agora anote tudo: como quer o buffet, música, fotografia, local, lembrancinhas, vestido, etc.

Assim, será mais fácil pensar na sua lista de convidados. Faça uma relação de todos os nomes de possíveis convidados por grupos:

- família (pai, mãe, irmãos)
- restante da família
- amigos do noivo e amigos da noiva
- amigos em comum
- colegas de trabalho

Outro ponto que vejo bastante dúvida é a interferências dos pais no casamento. Estabeleça de imediato um diálogo carinhoso com os pais. Se eles vão ajudar nos custos, talvez seja legal atender a alguns pedidos.

Mas, os pais pagam porque querem, não porque são obrigados, o que não lhes dá o direito de se impor, mas sim de participar de forma gostosa do seu casamento. Um dica legal mesmo que seus pais não ajudem a pagar o casamento, é dar uma cota de convidados aos pais, onde vocês estabelecem a quantidade de convidados que eles podem chamar.

- Depois desta primeira lista e da conversa com sua família, se perguntem:
- Com que frequência vejo essa pessoa?
- Nos falamos ao telefone ou trocamos mensagens regularmente?
- Nos vemos ou nos falamos ao telefone em nossos aniversários, natal e outras datas importantes?

Uma coisa bacana é selecionar os principais convidados e colocar o restante em uma lista de espera. Essa lista pode ser acionada se você achar que deve ou se outras pessoas cancelarem.

Se seu orçamento é mais apertado, escolha um local menor. Será provavelmente mais barato do que um lugar grande e você poderá dizer sem culpa que não pode convidar todas as pessoas do mundo por causa de espaço.


mulheres em festa de casamento amigas da noiva madrinhas e noivas se arrumando em hotel making of de casmento


Eu selecionei duas planilhas de que você pode baixar para fazer sua lista de convidados de forma organizada. Uma delas é da Casar é um Barato, para fazer uma lista de convidados mais enxuta e você pode baixar aqui. A outra é do Inesquecível Casamento e é uma planilha mais detalhada para a lista, baixe aqui.

Espero ter ajudado, amiga! Esses foram alguns esclarecimentos sobre a lista de casamento. A ideia é auxiliar você a ter o casamento mais lindo, dos seus sonhos! Conte comigo, sempre. Minha paixão pela fotografia de casamento vai além da profissão, é sentimento, é querer fazer mais. Então, se quiser me fazer mais perguntas e trocar uma ideia, clique aqui.

Se você ainda não conhece meu trabalho completo, veja aqui.
Estou no Rio de Janeiro, mas atendo casamentos em todo o Brasil e no exterior.
Será um prazer conhecer sua história e fazer parte dela!

Um abraço,

Adriano Cardozo
adriano@adrianocardozo.com.br
Fotógrafo de Casamento
Rio de Janeiro - RJ